Policromia x Cor Sólida



Policromia:  é um processo de impressão onde quatro cores básicas são combinadas: ciano, magenta, amarelo e preto. É o famoso CMYK, que permite reproduzir qualquer outra cor.

Com a policromia, é possível reproduzir estampas com detalhes muito pequenos, linhas mais finas, texturas, gradientes e até fotografias.

Esse processo só pode ser reproduzido em malhas muito claras ou branca. Não é possível utilizar policromia em malhas escuras como preto, marrom, vinho, etc. Vale lembrar que no silk-screen a cor é sólida, o que dá ao produto final uma aparência mais definida.


Serigrafia com cores sólidas


Cores sólidas: o processo clássico de impressão em camisetas onde cada cor da camiseta é impressa separadamente. São produzidas telas para cada cor aplicada sobre a camiseta. Nesse processo as cores são chapadas sobre a camiseta, com um efeito mais durável.

A cor sólida permite o uso de tintas especiais, fora da escala CMYK, como o foil dourado e tintas com efeitos e texturas diferentes.

A diferença entre os dois tipos de impressão é que a estampa em policromia fica cheia de pontinhos de cor e a cor sólida da serigrafia normal costuma dar um efeito mais chapado.


Serigrafia com policromia


Quando usar policromia?
Para estampas de fotografias, ilustrações com muito detalhes e sempre sobre camisetas com fundo claro.

O que é CMYK?
Se você usa impressora jato de tinta a resposta pode estar aí ao seu lado nesse momento. Assim como a impressora jato de tinta, a policromia em camiseta usa as 4 cores: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto em pequenos pontos que são visiveis apenas de perto.

Faça o teste com a sua impressora agora mesmo imprimindo uma fotografia qualquer que você verá os pequenos pontos de que estou falando.


O processo é bem simples. Qualquer programa de edição de iamgens (Photoshop, Corel, Illustrator, Paint...) pode identificar e separar cada uma dessas 4 cores contidas na sua imagem. E para cada cor, será feita uma tela, dando um total de 4 telas, para cada cor CMYK.

Mas para dar certo, o material dessas telas deve ser mais fino que o normal, permitindo que a tinta passe por poros muito pequenos.

O resultado é um desenho reticulado, com essas 4 cores se sobrepondo, possibilitando a percepção de toda a gama de cores do espectro visível. Assim como sua impressora.


6 comentários:

  1. Muito bom o post!

    http://bigzoio.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!

    http://bigzoio.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Show de bola o post! Esclarecedor!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom me ajudou muito para impressão em camisetas promocionais

    ResponderExcluir
  6. É necessário uma impressora
    Post-script para fazer as reticulas?

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário...